Cotação
0 items
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
Norton revela ameaças baseadas em IA no Brasil
Em evento recente, a Norton apresentou dados sobre as tendências em ciberataques no Brasil, incluindo as percepções do público brasileiro acerca da segurança virtual. Um aspecto crescente dos golpes, que abusam da engenharia social, é o uso da inteligência artificial na confecção de textos convincentes para enganar os usuários.
Não são apenas os cibercriminosos, no entanto, que se aproveitam da tecnologia: a Norton luta contra os golpes impulsionados por IA com suas próprias ferramentas, como o Norton Scam Protection, que foi atualizado mais cedo neste ano e ganhou defesa avançada e em tempo real, incluindo o Norton Genie AI, exclusivo para celulares, capaz de identificar golpes sofisticados em SMS em tempo real.
Em um relatório chamado Norton Cyber Safety Insights: Holiday Shopping 2025, a Gen informa que as fraudes online estão cada vez mais difíceis de se detectar. A sofisticação das táticas golpistas inclui a combinação de canais de ataque, somando SMS, e-mail, mensagens em redes sociais e até chamadas de voz e vídeo.
São usados cada vez mais conteúdos gerados por inteligência artificial, de mensagens de texto a deepfakes de rosto, voz e sons realistas, fazendo o usuário acreditar que está falando com funcionários ou mesmo familiares. Sites e perfis falsos imitando empresas, celebridades e outras pessoas também são usados, e informações roubadas são vendidas ou trocadas na dark web.
Em entrevistas, a Norton constatou que 68% dos brasileiros estão mais preocupados com golpes do que no ano passado, enquanto 74% temem ter seus dados pessoais comprometidos. Cerca de 72% receiam se tornar vítimas de cibercrimes e 61% demonstraram preocupação com a inteligência artificial e seu impulsionamento das ameaças online.
Um dos dados mais interessantes é que 65% dos brasileiros não conseguem notar golpes produzidos com a tecnologia, o que justifica o temor sobre seu uso. As ameaças baseadas em engenharia social, segundo a empresa de segurança, ainda são as mais disseminadas, representando até 80% de todas as observadas globalmente nos três primeiros trimestres de 2025.
A Gen, segundo a Norton, bloqueia cerca de 110 tentativas de golpe relacionados à engenharia social por segundo, ou seja, centenas de bloqueios no tempo levado para ler esta frase. Os cibercriminosos, para aplicar golpes, precisam coletar dados dos usuários a partir das redes sociais e de vazamentos, testar várias versões da mensagem, criar domínios falsos e personalizar o golpe ao perfil da vítima: é em alguma parte dessa cadeia que a Gen atua.
Norton Scam Protection e a IA
Segundo Leena Elias, diretora de produtos (CPO) da Gen, a empresa está tornando sua defesa contra golpes com IA tão universal quanto os próprios golpes. A iniciativa Norton Scam Protection foi incluída em todos os produtos de Cyber Safety da empresa sem custo adicional em todas as categorias de proteção: computadores, celulares e mais, do Norton AntiVirus Plus ao Norton 360.
Segundo a Gen, as novidades incluem proteção contra deepfakes, com capacidade de detectar áudios maliciosos gerados por IA em vídeos em inglês no YouTube e Facebook, além de proteção avançada contra golpes com IA em compras online.
Nos celulares, o SMS Seguro usa o Norton Genie AI para identificar golpes sofisticados em texto, analisando as palavras usadas pelos golpistas, e bloqueia ligações de criminosos antes mesmo da chamada começar.
O Norton Genie também é um Assistente de IA: o usuário pode conversar com o chatbot dedicado para receber orientações sobre golpes e conselhos sobre ofertas suspeitas rapidamente.
Ao ser perguntado pelo Canaltech sobre alucinações de IA, o Diretor de IA e inovação da Norton, Iskander Sanchez-Rola, respondeu que o Genie possui um treinamento dedicado à área de cibersegurança, sem funções generalistas, o que garante a confiabilidade de suas respostas.
Fonte: CANALTECH
Voltar
