Cotação
0 items
terça-feira, 26 de agosto de 2025
O que significam 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz no roteador?
No momento de escolher um roteador, é essencial que a pessoa confira qual frequência (onda de rádio) é entregue pelo aparelho: 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz, pois essas faixas são determinantes para garantir o melhor desempenho de seus equipamentos digitais.
A frequência de um roteador interfere na velocidade de transmissão, compatibilidade de dispositivos, interferências com equipamentos vizinhos e alcance de rede sem fio. Na sequência desse conteúdo, você fica sabendo tudo sobre as ondas de rádio citadas.
O que significa 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz no roteador?
Essas unidades significam banda de frequência 2,4 GHz, 5 GHz ou 6 GHz que operam em um roteador Wi-Fi para a transmissão de dados sem fio. Cada uma delas possui suas próprias especificações que serão determinantes para a escolha do aparelho responsável por conectar dispositivos a uma rede de internet e também entre si com o intuito de formar uma rede local.
Em quais padrões de Wi-Fi essas frequências são utilizadas?
A frequência 2,4 GHz é usada pelos padrões de Wi-Fi 802.11 b/g/n (Wi-Fi 4 ou inferior) e também pelo Wi-Fi 6, 6E e Wi-Fi 7 (protocolo 802.11be).
Já a 5 GHz pode ser utilizada no Wi-Fi 5 (802.11ac), Wi-Fi 6, 6E (802.11ax), no Wi-Fi 2 (protocolo 802.11a) e no Wi-Fi 7.
Por último, a 6 GHz é disponibilizada para o Wi-Fi 6E e Wi-Fi 7.
A frequência 2,4 GHz é muito comum para uso em dispositivos que possuem compatibilidade com Wi-Fi, como em equipamentos de casa conectada (IoT), como câmeras de segurança e lâmpadas inteligentes. Esses itens não precisam de uma grande largura de banda e excelente penetração de sinal.
A 5 GHz é excelente para tarefas que necessitam de alto desempenho para a transmissão de dados. Já a 6 GHz é ótima para ser utilizada em cidades e regiões onde há uma alta densidade populacional.
A frequência de 2,4 GHz é a que possui a menor performance no quesito velocidade, ou seja, taxa de transferência. Ela tem 40 MHz de espectro por canal, a menor largura de banda em relação às outras duas ondas de rádio.
Como há menos congestionamento em seus canais e mais espectro, sendo 160 MHz no 5 GHz e 320 no 6 GHz, essas frequências proporcionam um desempenho maior em relação à velocidade.
Conforme informações da Intel, uma rede de Wi-Fi com 2,4 GHz pode atingir até 100 Mb/s. Já o Wi-Fi que tiver 5 GHz chega a 1 Gb/s e o com 6 GHz alcança 2 Gb/s.
Nesse caso, quem vence é a frequência de Wi-Fi 2,4 GHz, que conta com um alto alcance. Já os outros têm menos capacidade de penetração de sinal. Quanto maior for a frequência, maior é a tendência de que ela perca sinal ao surgir obstáculos.
Levando em consideração a mesma lógica, o fator interferência afeta mais a frequência de 2,4 GHz, pois ela possui maior alcance e acaba tendo mais itens que podem interferir no sinal.
Outro ponto é que o Wi-Fi 2,4 GHz tem menos capacidade para suportar dispositivos simultâneos, já que possui uma largura de banda menor em relação às frequências de 5 GHz e 6 GHz.
O Wi-Fi de 2,4 GHz tem a maior compatibilidade com dispositivos, sendo uma frequência suportada por todos os roteadores sem fio. O 5 GHz tem logo atrás sendo ótimo para tablets, PCs e celulares modernos e estando presente em roteadores que contam com banda dupla, os quais suportam 2,4 GHz e 5 GHz.
Por último, a frequência 6 GHz vem se consolidando cada vez mais e está presente, principalmente, em roteadores de banda tripla, que são mais caros no mercado.
Vantagens das frequências
Começando pela frequência de 2,4 GHz em roteadores, ela proporciona um maior alcance de sinal e é ótima para a conexão de aparelhos que ficam distantes do roteador. Já a 5 GHz proporciona maior velocidade de acesso, sendo excelente para utilização em PCs, jogos online e streaming de vídeo. Ela também é boa para tablets, celulares e notebooks modernos. A 6 GHz também tem alta velocidade e é ótima para usos intensivos, como transferências de arquivos pesados.
Desvantagens das frequências
Como desvantagem, a frequência de 2,4 GHz é a que oferece a menor velocidade e também está mais sujeita a interferências. A 5 GHz tem menor alcance de sinal, assim como a 6 GHz.
Fonte: OLHAR DIGITAL
Voltar