Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Engenheiro descobri sozinho ameaça de ciberatauqe no Linux

No intrincado labirinto da internet, onde inúmeras linhas de código se entrelaçam para formar a infraestrutura digital do nosso mundo moderno, um homem recentemente emergiu como um herói improvável. Andres Freund, um engenheiro de software de 38 anos de San Francisco, nos EUA, e empregado na Microsoft, tropeçou inadvertidamente em uma ameaça potencialmente catastrófica escondida no sistema operacional Linux.

Se a ameaça não fosse descoberta, as consequências poderiam ser catastróficas, incluindo acesso não autorizado a milhões de computadores, roubo de dados sensíveis, disseminação de malware e perturbação generalizada da infraestrutura da internet.

A descoberta de Freund

- A jornada de Freund para descobrir essa ameaça começou com a manutenção de rotina no PostgreSQL, um software de banco de dados de código aberto ao qual ele contribui.

- Durante esse processo, ele deparou-se com mensagens de erro desconhecidas, que inicialmente descartou.

- No entanto, quando mais tarde notou um comportamento anormal em um aplicativo chamado SSH, usado para acesso remoto a computadores, ele revisitou esses erros e descobriu uma revelação perturbadora.

- Aprofundando-se no código-fonte dos xz Utils, um conjunto de ferramentas de compressão de dados essencial para o Linux, Freund encontrou evidências de manipulação deliberada.

- Alguém havia implantado um backdoor - uma entrada clandestina - que potencialmente permitiria que atores maliciosos sequestrassem conexões SSH e executassem código não autorizado em máquinas afetadas.

- Apesar de seu papel fundamental em frustrar a ameaça potencial, Freund permanece modesto sobre sua contribuição, descrevendo-se ao New York Times como um indivíduo privado que simplesmente gosta de programar.

- No entanto, sua intuição e atenção meticulosa aos detalhes lhe renderam aclamação generalizada como um herói da cibersegurança.

Reação rápida previne ciberataque

No mundo da cibersegurança, a descoberta acidental de Freund de um backdoor em um componente crítico do Linux é semelhante a descobrir uma conspiração global. As implicações de uma vulnerabilidade como essa poderiam ser catastróficas, concedendo acesso sem precedentes a milhões de computadores em todo o mundo, com consequências que variam de roubo de dados a perturbação generalizada da infraestrutura da internet.

As descobertas de Freund enviaram ondas de choque pela comunidade tecnológica, provocando uma ação rápida para abordar a ameaça. Dentro de horas de sua divulgação, foi desenvolvida uma correção, evitando o que poderia ter sido um ciberataque histórico de escala sem precedentes.

As origens do backdoor permanecem envoltas em mistério, com alguns especialistas especulando que apenas um estado-nação com consideráveis capacidades de hacking poderia ter orquestrado um ciberataque tão sofisticado. O atacante, operando sob o pseudônimo "Jia Tan", infiltrou meticulosamente o processo de desenvolvimento dos xz Utils ao longo de vários anos, incorporando finalmente o backdoor na versão mais recente do software.

O que é um backdoor?

Um backdoor é uma brecha de segurança intencionalmente inserida em um sistema de computador, software ou dispositivo para permitir acesso não autorizado ou controle total por parte de um usuário, muitas vezes sem o conhecimento dos proprietários ou administradores legítimos. Essa porta dos fundos é geralmente criada durante o desenvolvimento do sistema e pode ser explorada por hackers ou indivíduos maliciosos para realizar atividades prejudiciais, como roubo de dados, instalação de malware ou manipulação do sistema. O backdoor pode ser projetado para contornar medidas de segurança existentes, fornecendo uma entrada secreta que contorna autenticações normais e verificações de segurança.

Fonte: OLHAR DIGITAL

Voltar