Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

quarta-feira, 20 de março de 2024

Painel solar de dupla face gera mais energia e custa menos

Avanço feito em nova pesquisa sobre energia solar pode levar a uma produção mais barata e crucial para a descarbonização do planeta.

A ciência está sempre em busca de avanços no campo da energia solar. A última descoberta foi com a construção de um painel de dupla face, que pesquisadores fabricaram com nanotubos de carbono de parede única como eletrodos frontais e traseiros. O estudo sobre os painéis está publicado na Nature Communications.

O curioso sobre esses nanotubos é que eles possuem apenas 2,2 nanômetros de diâmetro. Isso é um pouco mais fino que uma fita de DNA humano. Um pedaço de papel é mais grosso que 45 mil nanotubos empilhados uns sobre os outros.

O time que realizou o estudo continha cientistas do Instituto de Tecnologia Avançada de Surrey, no Reino Unido, junto a colegas da Universidade de Cambridge, da Academia Chinesa de Ciências, da Universidade Xidian e da Universidade de Zhengzhou, na China.

"Nossas células bifaciais podem coletar a luz solar dos painéis frontal e traseiro. Isso gera mais energia e depende menos do ângulo em que a luz as atinge", explicou Jing Zhang, pesquisador do Instituto de Tecnologia Avançada de Surrey.

Zhang ainda acrescentou contexto: "Os nanotubos de carbono que usamos são muito transparentes e conduzem bem a eletricidade. Eles têm o potencial de trazer energia limpa ao alcance de milhões de pessoas - e estamos ansiosos para ver como nossa invenção será usada."

Painéis solares com dupla face tem um potencial alto de gerar energia limpa

- Os painéis podem gerar mais de 36 megawatts por centímetro quadrado.

- Além disso, o painel traseiro produziu quase 97% da energia que o painel frontal produziu.

- Em outros painéis de dupla face que existem no mercado, o lado traseiro só consegue produzir algo dentro de 75% a 95% do que produz a parte frontal.

"O mundo não pode descarbonizar sem energia solar. No entanto, isso requer energia solar muito mais barata do que a disponível atualmente. Painéis que podem absorver a energia do sol em ambos os lados são uma ótima maneira para tornar a tecnologia mais econômica", explicou Ravi Silva, professor e diretor no Instituto de Tecnologia de Surrey.

"Produzimos, sem dúvida, a célula solar de junção única de maior eficiência até o momento. Nossos painéis custam 70% menos para serem fabricados do que um painel solar unilateral normal. Isso poderia modificar significativamente o mercado e simplificar as arquiteturas exigidas com base em células solares de perovskita", conclui Ravi.

Fonte: OLHAR DIGITAL

Voltar