Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

LG vai apresentar robô mordomo com IA na CES 2024

Além de televisores e painéis para carros, LG vai levar à CES 2024 um robô com IA capaz de receber visitas e economizar luz.

A LG prepara algumas novidades para a CES 2024, o primeiro grande evento de tecnologia do ano, que acontece entre 9 e 12 de janeiro no Centro de Convenções de Las Vegas. Além de telas avançadas para carros e TVs com sistemas atualizados e IA, a empresa já revelou que vai apresentar um mordomo robô com inteligência artificial, que pode prever o humor do dono, receber visitar na porta de casa e ajudar a economizar luz.

Mordomo robô da LG

O dispositivo foi batizado de LG smart home AI agent e segue a linha de outros produtos domésticos com a tecnologia, pensados para conectar e otimizar as operações de uma residência.

O modelo é apresentado pela empresa como "um gerenciador doméstico versátil e companheiro reunido em um só" e une IA, reconhecimento de voz e imagem, e processamento de linguagem natural.

O que o robô pode fazer

A LG dá alguns exemplos de aplicações do mordomo robô. É possível usá-lo para receber e cumprimentar visitas na porta de casa, obter detalhes sobre informações meteorológicas, compromissos no calendário e lembretes (semelhante ao que outras assistentes já fazem).

Um diferencial é que o robô pode prever o humor do dono usando os recursos de análise de voz e de expressão faciais. Assim, ele pode, por exemplo, sugerir músicas e outros tipos de conteúdo com base no resultado.

Ainda, a companhia afirma que o mordomo de IA funciona como um "hub doméstico móvel", podendo conectar dispositivos domésticos e gerenciá-los usando a plataforma Qualcomm Robotics RB5, responsável pela IA do robô. Essa novidade pode indicar que a LG segue a tendência de otimizar as operações de uma residência usando poucos recursos.

Outros sensores integrados, além da câmera e do alto-falante, permitem que o dispositivo monitore dados da residência e os ajuste, como mudar a temperatura de um cômodo ou desligar luzes em ambientes vazios. Também é possível usá-lo como monitor de pets ou crianças, ou até câmera de segurança, já que ele envia notificações para o proprietário.

Fonte: Olhar Digital

Voltar