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segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

BYD terá 10 mil vagas em fábrica de Camaçari

Chinesa dobrou número para acelerar produção de veículos na antiga planta da Ford.



A BYD, montadora de veículos elétricos chinesa, dobrou de 5 mil para 10 mil o volume de empregos previstos para a primeira fase da nova fábrica da empresa em Camaçari, na Bahia.

Segundo Marcello Schneider, diretor institucional da companhia, a decisão foi motivada pelo anúncio da retomada do imposto de importação em carros 100% elétricos pelo governo brasileiro, que estava suspenso desde 2016, bem como pela elevação do tributo para veículos híbridos.

Por conta disso, o objetivo é acelerar ao máximo o início da produção de veículos na planta. A previsão é começar entre o final de 2024 e o início de 2025, com possibilidade de antecipação.

Inicialmente, o investimento é de R$ 3 bilhões para uma capacidade de produção de 150 mil veículos por ano, mas o objetivo é atingir 300 mil, segundo reporta o Globo.

Para que isso seja possível, a empresa planeja alterações na planta de Camaçari, antiga Ford, começando por uma obra de expansão em fevereiro para criar uma nova estrutura para a unidade.

"O Brasil é a bola da vez para a BYD. É o único país fora da China que recebe investimentos em todas essas áreas. Temos que aproveitar muito esse momento. É o único país que tem ônibus, monotrilho, caminhão, empilhadeira e carros [da empresa]", destaca Schneider.

Quando as operações iniciarem, a logística de produção começará no Brasil, com o processamento da matéria prima, que em seguida será enviada à China.

No país asiático, as baterias dos veículos serão produzidas e retornarão ao Brasil para montagem e finalização dos automóveis. Os carros devem custar a partir de R$ 180 mil e ultrapassar os R$ 500 mil nos modelos de luxo.



HISTÓRICO

A Ford anunciou a sua saída do Brasil em 2021, quando encerrou as produções em suas fábricas de Camaçari e de Taubaté. No ano seguinte, a BYD assinou um acordo de intenções para a instalação de três fábricas próprias na Bahia, uma delas na planta da Ford.

De acordo com o Brazil Journal, o governo da Bahia chegou a estudar conceder um terreno e a infraestrutura necessária para a construção de uma fábrica da BYD do zero, caso o acordo com a Ford não fosse fechado.

O grande interesse na fábrica, entretanto, se deu por conta da arquitetura pronta que o espaço oferece, além de estar perto do porto de Aratu.

Em abril de 2023, a BYD já estava na fase final da negociação da aquisição da fábrica de Camaçari.

Fundada em 1990, a BYD tem sede em Shenzhen, a 27,3 km de Hong Kong, e é considerada líder na fabricação de baterias recarregáveis na indústria automobilística, com 700 mil funcionários.

No Brasil, a empresa abriu sua primeira fábrica em 2015, em Campinas, para produção de chassis de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta no país, voltada para produção de módulos fotovoltaicos.

Fonte: Baguete

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