Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Tempestade geomagnética que atingiria a Terra

Alerta de tempestade geomagnética cancelado após ejeção de massa coronal perder o alvo ou se aproximar mais lentamente

Um alerta de tempestade geomagnética foi cancelado à medida que a ejeção de massa coronal prevista para atingir a Terra em 2 de janeiro parece ter perdido o alvo ou estar se aproximando mais lentamente do que o esperado. Inicialmente, a comunidade científica alertou para a possibilidade de uma tempestade geomagnética significativa devido à ejeção de massa coronal resultante da explosão solar de classe X5.0 no último dia do ano, marcando o ápice do ciclo solar 25.

Felizmente, as observações recentes indicam que a ejeção de massa coronal está se deslocando de forma que a Terra não está mais diretamente em sua trajetória, conforme informa o SpaceWeather. Essa mudança no curso elimina a ameaça iminente de uma tempestade geomagnética forte a severa. Se a Terra estivesse no caminho direto, poderíamos estar enfrentando agora impactos significativos nas comunicações e infraestrutura de energia.

Embora o componente direcionado à Terra da ejeção de massa coronal tenha sido inicialmente motivo de preocupação, as últimas análises indicam que as interações magnéticas no espaço estão desviando a ejeção de maneira que minimize seu impacto em nosso planeta.

Consequentemente, as chances de uma tempestade geomagnética significativa foram consideravelmente reduzidas. Os cientistas continuarão monitorando de perto a situação, mas, no momento, não há evidências de que a Terra enfrentará os efeitos prejudiciais inicialmente temidos.

A explosão solar de 31 de dezembro de 2023

- A ejeção de massa coronal foi lançada ao espaço por uma explosão solar de classe X que irrompeu na superfície do sol às 16h55, horário do leste dos Estados Unidos (18h55, horário de Brasília) no domingo, 31 de dezembro.

- Esta é a explosão mais poderosa que ocorreu no sol durante o ciclo solar atual (ciclo solar 25), que começou em dezembro de 2019. Na verdade, a explosão que encerrou 2023 é a maior observada desde 10 de setembro de 2017, de acordo com o Centro de Previsão do Clima Espacial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos.

- Este componente da ejeção de massa coronal direcionado à Terra teria o potencial de desencadear uma tempestade geomagnética menor, classificada como "G1".

- Tempestades desse tipo têm a capacidade de causar flutuações fracas nas redes elétricas e podem ter impactos menores nas operações de satélites. Além disso, tempestades geomagnéticas do tipo G1 podem proporcionar auroras impressionantes, espetáculos de luz belos vistos sobre a Terra, geralmente em latitudes mais altas.

- A fonte da explosão foi uma região ativa do sol designada como NOAA 3536, que corresponde a um grupo de manchas solares chamado NOAA 3514.

- A mesma região lançou uma explosão solar poderosa anterior, uma explosão de classe X2.8, em 14 de dezembro.

Fonte: OLHAR DIGITAL

Voltar