Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

O que é energia renovável? Tipos, fontes e exemplos

Diante da crise climática, as prioridades dos países devem ser a transição energética, o fim do uso dos combustíveis fósseis e a adoção de formas de energia renovável. Em relação às energias renováveis, ainda existem muitas dúvidas sobre quais são os tipos, as fontes e os exemplos mais comuns, como hidráulica, eólica, solar e hidrogênio verde.

Uma das vantagens envolvendo o uso da energia renovável, independente do tipo, é que os impactos ambientais envolvidos em sua produção são significativamente menores quando comparados às fontes não renováveis, o que inclui o carvão mineral e o petróleo.

"Energia renovável refere-se à energia que possui como combustível os recursos naturais", como sol, vento e água, explica o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em definição.

"Esses recursos, por serem inesgotáveis, renovam-se constantemente e a sociedade é beneficiada com seu uso no setor elétrico e térmico", acrescenta a pasta. No Brasil, as energias hidráulica, solar e eólica são bastante usadas, por terem menos impacto ambiental.

Existem diferentes tipos e fontes renováveis de energia que podem ser adotadas por países para reduzir a emissão de carbono (dióxido de carbono), um dos principais responsáveis pelo efeito estufa. A seguir, confira as sete mais comuns:

Energia hidráulica
A energia hidráulica, também conhecida como hídrica, é obtida a partir do aproveitamento da energia potencial e cinética das correntes de água em rios e quedas d'água. De forma simples, é a força da água que gera eletricidade. Para produzir esse tipo de energia, é preciso criar barragens artificiais e construir usinas hidrelétricas, como a Usina de Itaipu, entre o Brasil e o Paraguai. Esta construção é referência em todo o mundo.

Energia oceânica

Ainda pensando no potencial das águas, há a energia oceânica. Esta é dividida em quatro principais tipos, todos renováveis: ondas, marés (maremotriz), temperatura e salinidade. Por exemplo, a maremotriz gera eletricidade a partir do desnível da água do mar provocado pelo fenômeno das marés.

Energia solar

A energia solar está diretamente conectada com o sol e a instalação de painéis fotovoltaicos, capazes de coletar os fótons da luz solar. Quando esses fótons colidem com o semicondutor do painel, como os átomos de silício, é gerada a eletricidade. Se forem instalados apenas painéis solares, o processo é diferente. Neste caso, a radiação solar captada é transformada em energia térmica. Vale salientar que o Brasil é referência mundial em energia solar.

Energia eólica
Na energia eólica, é aproveitada a força dos ventos que movimentam turbinas gigantes, como se fossem grandes cataventos, instaladas em terra (onshore) ou no mar (offshore). Segundo o MCTI, este tipo de energia está ganhando espaço no Brasil, e o país já está entre os 10 maiores produtores do mundo.

Há um projeto, ainda não implementado, que prevê a instalação de painéis solares no mar, no sentido da Linha do Equador, para produzir enormes quantidades de energia através do sol.

Energia do hidrogênio

Ainda pouco usada em larga escala, a energia do hidrogênio é aquela gerada a partir da combinação de moléculas de hidrogênio com as de oxigênio, resultando na geração de energia elétrica e de vapor d'água. O seu uso é promissor como combustível na área dos transportes, com carros e ônibus movidos a hidrogênio. Popularmente, é conhecido como hidrogênio verde (H2V) e não deve ser confundido com o hidrogênio azul, obtido a partir de combustíveis fósseis.

Energia geotérmica

Obtida a partir do calor presente no interior da Terra e do vapor d'água, a energia geotérmica, também conhecida como geotermal, só pode ser implementada em locais específicos. É relativamente comum na Islândia, Itália, Estados Unidos, além de outras regiões onde a crosta terrestre é fina o suficiente para permitir o acesso ao calor interno. O Google tem planos ambiciosos de usar este tipo de energia para alimentar os seus datacenters.

Biomassa

Por fim, é válido considerar aquele tipo de energia elétrica gerada a partir da queima de materiais orgânicos (biomassa), como madeiras, bagaço da cana-de-açúcar, lodo de estações de tratamento de esgoto e outros itens rejeitados pela indústria. Até o bambu pode ser usado. Diferente da queima de combustíveis fósseis em usinas termelétricas clássicas, este processo com biomassa é bem mais limpo e menos poluente.

Energia limpa?

Vale explicar que, embora as energias renováveis sejam consideradas limpas e verdes para o meio ambiente, o processo que vai resultar na produção de energia tem sempre algum custo ambiental, nem que seja no momento da construção de sua infraestrutura.

Por exemplo, os parques eólicos são conhecidos pela intensa poluição sonora, o que causa danos aos animais. No caso das hidrelétricas, é preciso alagar grandes áreas, o que pode afetar comunidades locais e toda a flora e a fauna de um local. No entanto, são bem menos poluentes que o uso de combustíveis fósseis e, na balança que busca equilibrar a proteção do planeta e a atividade econômica, devem ser priorizadas.

Fonte: CANALTECH

Voltar