Confira as nossas newsletters Galeria de vídeos

Cotação

0 items

Busca no site

Notícias

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Europa e Índia lançam o foguete Ariane 5

Empresa francesa colocou dois satélites a aproximadamente 36 mil quilômetros acima da superfície da Terra

A empresa francesa Arianespace lançou dois satélites de comunicação nesta quinta-feira (16). A bordo do foguete Ariane 5, estavam um equipamento para o operador europeu de satélites Eutelsat, o Eutelsat Konnect, e outro para a Organização de Pesquisa Espacial Indiana, o GSAT-30. Ambos foram implantados a aproximadamente 36 mil quilômetros acima da superfície da Terra.

Espera-se que o satélite da Eutelsat ofereça serviços de dados e internet em banda larga a velocidade de até 100 Mbps para 40 países da África e 15 da Europa. "Na África, o Eutelsat Konnect vai compartilhar o acesso à internet entre vários usuários, comercializados na forma de cupons que podem ser pagos via celular", afirmou a empresa espacial em comunicado. O satélite vai se juntar aos quase 40 que a Eutelsat possui fornecendo serviços de televisão, rádio e internet para várias partes do mundo.

O GTSAT-30 também vai oferecer vários serviços, principalmente para o subcontinente indiano. É esperado que ele disponibilize aplicativos como observações da Terra, telecomunicações, transmissões educacionais e navegação. "Ao operar o GSAT-30, o ISRO promoverá o uso do espaço para ajudar a diminuir o fosso digital no subcontinente indiano como parte de seu ambicioso programa espacial", segundo a Arianespace.

A missão foi o 107º lançamento bem sucedido do Ariane 5. O último lançamento da empresa em 2019 elevou o satélite de caracterização de exoplanetas da Agência Espacial Europeia, encarregado de procurar planetas potencialmente habitáveis, além de outros quatro satélites. Ele decolou em 18 de dezembro, depois de uma primeira tentativa falha com o foguete Soyuz.

Fonte: OLHAR DIGITAL

Voltar